Drogaria Ultra Popular
DN
VALORIZAÇÃO DA VIDA

Onze policiais de MT recebem elogio por ações que salvaram cinco crianças engasgadas

Durante a entrega dos elogios, o comandante geral da PM, coronel Assis, destacou a importância das ações para as famílias que confiaram os filhos ao trabalho da Polícia Militar

20/10/2020 10h48
Por: Redação Canarana em Foco
Fonte: Assessoria
Foto: Sd Wodsmaik/PMMT
Foto: Sd Wodsmaik/PMMT

Este ano, em um período de 20 dias, entre 19 de setembro e seis de outubro, policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Barra do Garças atuaram em ocorrências que salvaram a vida de cinco crianças, quatro delas recém-nascidas.

Essas ações mobilizaram 11 policiais, exigindo deles muito mais que conhecimento sobre prevenção e repressão à violência. Na tarde desta segunda-feira (19), em um ato simbólico no quartel do Comando Geral, em Cuiabá, os policiais receberam elogio formal do comandante geral, coronel Jonildo José de Assis.

Os policiais que fizeram os salvamentos em Cuiabá e Várzea Grande receberam os elogios em ato presencial, entregues pelos coroníes Assis, Cruz (comandante-adjunto) e Rodrigues (subchefe de Estado Maior). Já os do interior, Tangará da Serra e Barra do Garças, participaram virtualmente, ao lado dos comandantes regionais, os coronéis Antonio Nivaldo de Lara Filho e Antônio Gilvando Souza.

Durante a entrega dos elogios, o coronel Assis destacou a importância das ações para as famílias que, confiando na Polícia Militar, entregaram seus filhos para que fosse salvos pelos policiais. “Em atos heróicos os senhores e senhoras socorreram e salvaram o bem maior dessas famílias, os filhos”, assinalou o comandante.

Assis observou que atos de salvamentos como esses representam muito, mas não somente para as famílias para as quais os policiais prestaram serviços, também à Polícia Militar, instituição de 185 anos na qual a população pode confiar e demonstra confiança.

Elogiados

Em Cuiabá, os elogios foram dirigidos aos soldados Wagner Fernando da Cruz Farias, Laura Almeida Rissato e José Luís De Paula. No bairro CPA 2, em 25 de setembro, eles foram surpreendidos por populares e gritos de uma mulher pedindo socorro. Ela era Sirlei Oliveira, 39 anos, que pedia pela vida do do pequeno Bryan Felipe, de apenas 12 dias.

O bebê estava desacordado, com a pele roxa, engasgado com leite materno. Os policiais fizeram os primeiros procedimentos no local, com sucção nasal e massagens, continuando durante o trajeto para a UPA Morada do Ouro. Quando deu entrada na emergência médica, Bryan já havia voltado a respirar. Na unidade médica passou por avaliação foi liberado logo depois.

Também em Cuiabá, recebeu elogio o soldado Nilson Júnior Fernandes Souza. No dia 6 deste mês, Nilson estava em seu posto de trabalho, na Companhia de PM do Moinho, quando ouvir uma mulher desesperada pedindo socorro. Ela estava com o filho de apenas 10 dias desacordado em seus braços. Com procedimentos padrão de primeiros socorros, o soldado desobstruiu as vias aéreas do bebê que, aos poucos, voltou a respirar.

Já em Várzea Grande, na noite do dia 19 de setembro, o tenente-coronel Ziulmar da Costa Júnior estava de folga, em uma pizzaria com familiares, quando viu o desespero de uma família com uma criança que havia se engasgado com alimento. Costa Júnior recebeu o elogio porque com procedimentos de primeiro socorros, como manobras de reanimação, fez com que a criança, de dois anos, voltasse a respirar.

Em Barra do Garças, a menção elogiosa do comandante geral foi para os soldados Rafael Pereira Borges da Rocha, Danielly Araújo Mendes e Ronilson Rodrigues Lima. Na manhã do dia 30 de setembro, no bairro Solar Ville II, tiveram de pular o portão de uma casa para salvar um bebê de menos de dois meses de vida que havia engasgado durante o banho. A criança já estava desfalecida há pelo menos 10 minutos e a mãe não encontrava as chaves do portão para sair e pedir socorro. Os policiais não mediram esforços, e com técnicas padrões de desobstrução de vias aéreas e massagens salvaram a criança.

Em Tangará da Serra, dois receberam elogios, os sargentos André Vieira Camargo da Silva e Ednéia Alves de Souza. Lá, em 22 de setembro, no bairro Vila Alta, eles atendiam uma ocorrência de acidente de trânsito quando foram abordados por um homem desesperado pedindo socorro para um recém-nascido que se agofou durante o banho. O bebê estava desacordado e precisou de sucção nasal e massagens, voltando a respirar antes da chegada ao serviço de emergência médica, onde passou por avaliação e recebeu logo depois.

O policial recebeu o elogio impresso, um documento que agora será anexado na ficha funcional de cada um.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.