AD POP-UP
Casa velha popup
AD TOPO
ultra topo
DN
QUEIMADAS

Incêndio em Pontal do Araguaia se alastra por mais de 10km; veja vídeo

As chamas se iniciaram próximo ao Campus da UFMT Araguaia; corpo de bombeiros utilizou técnica de contra fogo para contê-las

08/09/2021 12h51
Por: Redação Canarana em Foco
Fonte: Semana7
Assessoria
Assessoria

Um incêndio de grande proporção atingiu a vegetação na beira da MT-100 no município de Pontal do Araguaia na tarde dessa terça-feira (7). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas se iniciaram próximo ao Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e se alastrou por mais de 10km.

Para conter o fogo, a guarnição utilizou-se da técnica contra fogo, onde na prática, o fogo queima pequenas faixas do terreno para eliminar a vegetação que é combustível para incêndios. Assim, quando os focos chegam a essa faixa queimada, não há mais combustível, e o incêndio é contido. Por conta dessa técnica, as chamas não chegaram até a Agrovila.

Conforme imagens liberadas pelo Corpo de Bombeiros, além de fortes, as laberedas estavam altas, fazendo com que o incêndio pudesse ser visto de longa distância, como relataram alguns populares na cidade vizinha, Barra do Garças, em suas redes sociais.

Nesse período do ano a região sofre com queimadas que prejudicam o clima, já seco por falta de umidade. Na última segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para cidades em algumas regiões dos estados de Mato Grosso.

Vale ressaltar que atear fogo é crime com pena, de três a seis anos, e multa.

Veja abaixo o vídeo das chamas se alastrando e o trabalho do Corpo de Bombeiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.