Segunda, 29 de Novembro de 2021 21:53
(66) 996061490
Geral LUTO

Morre Iris Rezende, ex-governador de Goiás, aos 87 anos

Iris Rezende teve um AVC em 6 de agosto e estava intubado desde o último sábado (6/11). Prefeito de Goiânia decretou ponto facultativo.

09/11/2021 16h20
Por: Redação Canarana em Foco Fonte: Correio Braziliense
Reprodução
Reprodução

Morreu na madrugada desta terça-feira (9/11) Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-ministro. Iris tinha 87 anos de idade e estava internado desde agosto em São Paulo devido a um AVC. No sábado (6/11), o quadro do político se agravou devido a uma infecção e ele não resistiu, morrendo por volta da 0h30 desta terça-feira.

O corpo dele será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17h. O político deixa a esposa Iris Araújo Rezende e quatro filhos, Ana, Cristiano, Paula e Adriano.

Em mais de 40 anos de vida pública, Iris Rezende foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos (de 1966 a 1969, de 2005 a 2010 e 2016 a 2020), governador de Goiás (1983 a 1986 e 1991 a 1994), ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da Justiça no de Fernando Henrique Cardoso, deputado estadual e senador.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou luto oficial no estado, e, nas redes sociais, declarou que Iris Rezende "deixou um dos maiores legados da política do Brasil. Deixou escola, fez muitos discípulos e tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram e sua partida."

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decretou ponto facultativo para que servidores pudessem se despedir do ex-governador. "A história de Iris Rezende se confunde com a história de Goiânia, cidade que o acolheu e o alçou a um dos maiores cargos políticos do Brasil, com defesa incisiva do desenvolvimento do Centro-Oeste, do estado de Goiás e da capital goiana. Nossa linda Goiânia deve muito ao trabalho de Iris", postou.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, colega de Iris no MDB, divulgou nota de pesar. "O Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. Íris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa. Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos", escreveu.

A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, disse que teve o "privilégio de conviver com Iris Rezende, com a sua paixão pela política, pelas pessoas e, em especial, pelo nosso Centro-Oeste. Nas conversas, projetos e ações, Iris sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo. Iris Rezende nos deixa um legado voltado à transformação social e, também, à realização de grandes obras. À sua família, em especial Dona Iris, meus sinceros sentimentos. Que Deus os conforte." 

Paco Brito, vice-governador do Distrito Federal, também lamentou a morte. “Íris Rezende será lembrado como um homem púbico exemplar. Da mesma escola política de Henrique Santillo e Joaquim Roriz, o poder de mobilização popular de Íris, sua capacidade de agregar e de fazer a melhor política, são as marcas que deixa em mais de 50 anos de serviço público. Sua morte deixa um grande vazio não apenas em Goiás, mas no Centro-Oeste e em todo o país. Neste momento, me solidarizo com o povo goiano, familiares e amigos, na certeza de que Deus saberá consolar a cada um pela perda deste grande brasileiro”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canarana - MT
Atualizado às 21h39 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

28° Sensação
15.2 km/h Vento
77.5% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias